Jogo de palavras


21 de maio: Dia da Língua Nacional

Sou meio suspeita a falar da língua portuguesa por não precisar esconder minha paixão por esse idioma, ou melhor dizendo: pela comunicação. Existem datas comemorativas que não servem para muita coisa, e você deve estar pensando que essa é uma delas. Discordo, aliás. A linguagem é algo tão comum no nosso dia-a-dia que não notamos o quanto ela é importante e nem o quanto é bela e rica.

O português, 6º língua mais falada no mundo, é riquíssimo não só em “bobagens gramaticais”, mas em oportunidades para expressarmo-nos, desse jeito é ela um dos nossos principais meios de comunicação.

Cada palavra é diferente de outra, cada uma tem uma peculiaridade, uma força única. Explica-se minha paixão? Foi com essa língua romântica que disse minha primeira palavra, são com elas que desabafo, exponho minhas ideias... Será que são mesmo “só palavras”?

Muitos dizem que palavras sem atos não valem de nada. Até certo ponto concordo, mas em outra perspectiva definitivamente não defendo isso. As verdadeiras palavras são mais do que símbolos lexicais, são na verdade o modo que encontramos de tirar de nosso cérebro nossos pensamentos, do coração nossos sentimentos e pela boca exprimi-los. Palavras que são só palavras, são, na verdade, apenas rabiscos que nada significam, já que não tem fundamento real, já que não vem do cérebro, do coração, ou seja lá de qual parte do corpo que você queira.

Não diga que não gosta da Língua Portuguesa. Não diga que ela tem “regras inúteis” ou “pra que eu preciso saber que não se acentua as paroxítonas terminadas em a”. Às vezes é difícil entender a complexidade de uma coisa corriqueira, mas pare um momento e imagine se você não pudesse de comunicar.

"Uma palavra bem pronunciada pode economizar não só cem palavras, mas também cem pensamentos." (Henri Poincaré)

Alessandra

4 comentários:

O cômico é que ela tem um irmão que olharia este artigo e diria: "Que LIXOOOO!".
rsrsrs

 

Vamos!!! Cadê os artigos!

é um artigo por dia! PRODUÇÃO! PRODUÇÃO!!!!

 

não gosto de língua portuguesa porque eu tirei 5.5 na prova T-T

semata hauahau

 

Por que negar e ridicularizar algo tão intrínseco em nós, como nossa língua, a base de nossa cultura.
Parabéns Alê, post magnífico, um exemplo!
Marcos Paulo Campos Ferreira da Costa 1º MT-A

 

Postar um comentário