O mal do nosso século


Qual seria o nosso principal problema? O comportamento que move a humanidade no século XXI? Pensando sobre isso cheguei a uma simplória conclusão: Temos a necessidade de afirmações, buscamos no material aquilo que sentimos falta, são aos bens capitalistas que apelamos pra preencher uma lacuna extremamente pessoal.

Carência. Carência de atenção do mundo e tentamos supri-la com tantas coisas fúteis e estúpidas... Sejam calças e unhas coloridas a fim de obterem uma matéria televisiva com intitulação “a nova moda teen”, comprar uma mansão caríssima para adquirir status, ou forjar uma depressão... Seja qual for a forma, percebemos que os reais problemas mundiais são bem mais complexos que essa privação humana.

Violência (ao seu semelhante, a natureza, a si mesmo, etc.), fome, guerras e guerras... Mas somos egocêntricos e precisamos de atenção. Precisamos aparecer em rede nacional e falar “um beijo pra minha mãe, pro meu pai, pro meu cachorro, [...]”. O mal do século é, basicamente, a necessidade de coisas inúteis: consumismo exacerbado, meios de gritar “Ei, estou aqui, me filma!”, mesmo que pra isso utilizemos de meios imorais, como assassinatos. Superar isso é, sinceramente, mais difícil do que parece.

"A felicidade é uma estação intermediária entre a carência e o excesso" Henrik Ibsen

Alessandra

2 comentários:

A carência é um fator primordial. Na realidade somos carentes desde crianças, queremos atenção desde dos 5 anos. O problema é que as mães não percebem isso, a pessoa se desenvolve e continua uma pessoa que precisa de atenção.

Mais do que simplesmente carência, chega a ser uma marca de personaliade não moldada na infância. Por melhor que seja o homem ele sempre possui "sequelas". O problema está justamente se essa sequela é exteriorizada de forma negativa como desequilibrios do Bush.

O mais interessante é que geralmente não somos consumistas no início de nossas vidas. Geralmente nossas mães nos ensinam a dividir. Por volta dos 8 anos, momento no qual a sociedade começa a nos influenciar iniciamos e desenvolvendo nossos egoísmos, dizendo: "É meu!! Não mexe no meu armário! É minha roupa!!.... e etc.

Já dizia um grande filósofo que podemos dizer ate que foi uma grande fonte de inspiração para o Arcadismo: O homem é pura, o que corrompe o homem é a sociedade. E de certa forma é verdade. Claro que depende do homem. Porém não podemos nos defender do que não entendemos e/ou sabemos. Logo, a ignorância é uma peça essencial para que a sociedade te molde erradamente.

Vamos a outra frase: "Só o conhecimento liberta".



Nossa.. escrevi demais... isso é um comentário ou uma redação da Fuvest?


bjão Alessandra
Belo post como sempre

 

melhor mesmo é por um melão na cabeça e sair correndo pelado, com franjinha no olho e cantando uooouooo e ieeeieee do Cine.

pronto falei hauhaauh XD

 

Postar um comentário