Um brinde a hipocrisia, as apologias e ao rancor


"Sexo verbal
Não faz meu estilo
Palavras são erros
E os erros são seus...
Não quero lembrar
Que eu erro também
Um dia pretendo
Tentar descobrir
Porque é mais forte
Quem sabe mentir
Não quero lembrar
Que eu minto também..."
Eu sei – Legião Urbana

Boa noite a todos e a cada um...

Após presenciar alguns acontecimentos, ler alguns textos na internet e buscar estudos referentes à hipocrisia humana, decidi colocar em palavras algumas objeções a respeito.
Pois bem, inicialmente procurei a raiz da palavra a fim de descobrir seu real significado, e compartilhá-lo-ei com vocês.
Hipocrisia: “ato de esconder os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade” (mini-Houaiss – Dicionário da Língua Portuguesa – 3ª edição).
Etimologia: deriva-se do grego – hupokrisía,as; hupókrisis,eós. (tal vocábulo era basicamente empregado para designar a teatralidade, ou seja, o fingimento que o ator apresenta a partir do momento que ele está interpretando um papel).

O comportamento das pessoas perante diversas situações utilizam desse conceito, por mais que seja instintivamente, digamos. Ou seja, a pessoa mais sincera ainda está se adequando aos parâmetros sociais impostos; logo, por que não é um fingimento visto que muitas vezes ela é oprimida? Mas o problema é que é notável que o hipócrita julga, certas vezes, suas atitudes totalmente corretas, incontestáveis. E não o são.
Já fui chamada de cética e comumentemente de inflexível. É, o sou. Mas hoje ouvi algumas coisas que me fizeram pensar e por incrível que parece mudar alguns pequenos pontos de pensamentos. Porque a nossa máscara de “homens ideais” está presa a nossa face com tanta força? Porque é tão difícil desprendê-la e mostrar que ali embaixo existem coisas surpreendentes: erros. Admitir isso é tão bobo mas ao mesmo tempo tão desgastante.
Sempre acreditei que os problemas estavam não apenas no coletivo, mas nas individualidades, ou seja: em você, em mim e em cada pessoa. Não gosto de coletivos, desculpe-me. “Todos” não são iguais. Porque ao invés de pensarmos “os cidadãos devem mudar seu comportamento perante a natureza”, por que eu não mudo e paro de falar? Falar mal de quem desperdiça litros de água não adianta muito, ofensas não levam a lugar algum, ou melhor, leva para o pior deles – algo que suponho estar um pouco abaixo da mediocridade (e nesse caso mediocridade não no sentido de mediano, mas no pejorativo mesmo). Não direi que muitas vezes não me rebaixo a esse nível.
Olhe para si mesmo e mude o seu jeito de ser, não espere dos outros aquilo que você tem certeza que não retornará, não pense em reciprocidade em um ambiente como o que vivemos.
Com o tempo aprendemos e hoje aprendi que não adianta muito dizer “o inferno são os outros” (Jean-Paul Sartre), porque o inferno é o que fazemos dos nossos pensamentos e como os aplicamos na nossa vida, o inferno é você, sou eu. Um inferno particular mas não totalmente descartável, já que ao unirmos todos criamos esse mundo... Criamos isso.
(Há anos perdi a confiança na humanidade, há anos passei a ver as coisas com uma frieza espantosa, mas ela queima tanto quanto se fosse o contrário. E note que frieza não é indiferença. Mas ainda tenho um fio de esperança na minha sanidade...)
Vamos parar de vestir mantos aveludados com fios de ouro e mostrar que por baixo estamos despidos e muitas vezes machucados. Eu não quero fingimentos. Eu não quero encenações. É fácil criticar e é difícil agir assim como é fácil falar. Redimo-me ao ter agido muitas vezes por impulso e um rancor momentâneo ter se prolongado desnecessariamente. Porém, há também o que é necessário, há também o inferno alheio.
Desculpe-me, não é por isso que pretendo esquecer o que é respeito.
Mudança de postura em uma relação não é tão complicado, dependendo. É estupidamente mais fácil do que recomeçar do zero. Eu aprendi a mudar o meu, e acredite: Não é tão difícil. É só não sermos megalomaníacos.

Nota a minha realidade: Não justifico comportamentos de ambas as partes, mas a hipocrisia domina alguns comentários. E condeno algumas atitudes também, pode falar que é isso é imoral, pois eu não acho.

“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.”
Confúcio


Alessandra

3 comentários:

Então, se meu comentário ignorar todo o post e eu falar que gostei do gatinho na fotografia, há problemas?

 

hauahauha /\

"inferno é você, sou eu"
f*da.

 

faz sentido... mas não acho facil mudar a si próprio!

 

Postar um comentário