Futebol: o ópio do povo

Precisamos de uma válvula de escape, certo Freud?

Junho de 2010. Ao parar e pensar no que esse ano marcará, deparo com uma barreira: a Copa do Mundo de futebol, a primeira em solo africano. Mas afinal, até que ponto vale a pena parar um país inteiro para ver um jogo? É só um jogo...

Pois bem, realmente não acho que o Brasil, a América, o Mundo deva parar para assistir a Copa, mas isso não me dá argumentos para atribuir certas características a esse evento, melhor dizendo, a insultá-lo. É o esporte que uni, que ensina o que é trabalho em grupo, objetivo e sobretudo, respeito, sendo que não estou contando o entretenimento.

Vivemos em um mundo podre e me parece que as únicas coisas que tem repercussão mundial são além de atentados e assassinados hediondos, a Copa. Ruim? Creio que não tanto já que ainda há um suspiro de algo que não é tão perigoso, se me permitem dizer. Já nos acostumamos com os outros fatos corriqueiros e para esses não nos esforçamos em abrir os olhos e ver como “o mundo anda tão complicado” (só para citar Renato Russo, é).

Mas é claro que nem todo indivíduo é obrigado a gostar de futebol, claro. Mas respeitem assim como vocês gostariam que fosse respeitado o gosto de vocês e saibam que, como eu, existem pessoas que gostam e torcem pelo futebol e ainda sim acham bobagem paralisar todo um país por causa disso.

Por isso, torçam o quanto quiserem, gritem, pulem, vivam, se pintem, unam a família, os amigos, façam o churrasco e chorem quando for gol do time adversário... Porque depois voltaremos a notar que estamos imersos numa cruel realidade, a realidade humana em que cospem os atentados e os assassinados, e as lágrimas tornam-se excessiva e infelizmente justificáveis.

"Conheço um meio para voltarmos a encontrar a fraternidade com os animais: o esporte." (Hippolyte Jean Giraudoux)


Alessandra

3 comentários:

Concordo plenamente contigo. Parar tudo em função do esporte é algo que não coincide com meus pensamentos. Praticar e seguir esportes tudo bem, mas isso deveria ser para as horas de folga. Do jeito que está parece que o futebol é o alimento do mundo, só que as pessoas famintas vão continuar pior que antes.Parabéns pelo artigo. Nelson.

 

Também concordo.
Sem falar que acho um absurdo darem tanto valor a Copa e não darem valor as Olimpíadas do mesmo jeito, em que temos mais atletas que batalham muito mais por uma medalha do que esses jogadores que só se importam com o dinheiro e são vendidos a torto e a direita.

sem falar no patriotismo existente apenas em época de Copa - que é uma tolice sem sentido ¬¬"

 

Acho que a melhor frase que sintetiza esse post fantástico da Alê é: o povo gosta de pão e circo!

 

Postar um comentário